Hoje eu tive uma reunião no lugar onde eu trabalho falando sobre as propostas e contextos de brincar, qual os objetivos, tudo muito bacana, bem interessante e útil no dia a dia, em um certo momento a minha chefe comentou o nome de um (não sei, talvez um filosofo ou pensador sobre o tema) que falava sobre a importância do tema e afins... Todo mundo com cara de uau, que proposta incrível, dentro da minha cabeça eu só pensava, nossa um "cara" famoso falando sobre isso todo mundo acha incrível, mas já penso nisso e sobre isso a muito tempo mas nunca externei esses meus pensamentos, isso me fez refletir, quantas vezes pensamos sobre coisas que fazem sentido e realmente importam dentro do meu dia a dia pedagógico mas guardamos isso só para a gente, quanta professora "normal" cheias de criatividade e ideias inovadoras não são reconhecidas, vai precisar escrever vários livros, publicar milhares de coisas e morrer para que talvez um dia, alguém te reconheça e utilize aquilo que você escreveu com tanto carinho, como aquele pensamento mudaria tanto o dia de alguém, como aquela ideia revolucionaria que transformaria o contexto pedagógico de uma professora ou de uma auxiliar de classe.
Penso a muito tempo sobre como a gente professor, pedagogo, educador, tem tanta ideia boa, quantas coisas que a gente pensa no banho ou antes de dormir que é inovador e solucionador de problemas, mas nunca contou para ninguém por medo de pensar 'E se alguém achar que eu estou falando um monte de baboseira?' e na verdade não ser nem um pouco besta... Quanto conhecimento perdido.
O conhecimento não precisa vir de um livro que alguém escreveu e você entendeu e agora você vive essa verdade só porque está escrito num livro de 50 anos atrás que o filosofo mestre da educação fulano de tal escreveu, mas sim seu, pois você viveu uma situação péssima num dia de aula e isso te fez refletir e achar um caminho para resolver aquilo, que livro nenhum vai te contar, aquilo é seu, pensamento que veio da sua cabeça, porque esse seu conhecimento não é tão importante assim? Honestamente, eu não sou uma pessoa de ler muitos livros e tampouco agir com base numa filosofia ou ideia que alguém teve, por exemplo 'nossa eu só atuo com base na pedagogia montessoriana...', tá, mas e oque você realmente acredita e vive no seu dia a dia, veio de dentro do seu ser, aquilo é a sua verdade? Ou só faz isso porquê você leu oque a famosa lá disse e como ela é importante isso é o melhor para seguir?
Deixo aqui a reflexão, você pensa pelas suas ideias e seus ideais ou você só pensa ou age desse jeito pois seguir aquilo que todo mundo faz isso é melhor?